Hola, ¿que tal?
Adivinhem onde estou agora: TRELEW!!!!! A cidade da marmota!! eheheh
Acabei de chegar, vindo de Bajo Caracoles. A partir de agora é só asfalto! Ufa!
Muito bem, já que sobrevivi a Ruta 40, vou contar resumidamente o que se passou nos últimos dias, um pouco atrasado, mas vamos lá.
24/03: Torres del Paine - Puerto Natales
Acampei no parque T. del Paine, junto ao lago Grey, nao estava frio mas ventou pra caramba, o lago fica no alto das montanhas e tem um glaciar. Pela manha fui percorrer o resto das estradas no interior do parque e depois voltei para Puerto Natales, passando pela "Cueva del Milodón".
25/03: Punta Arenas - Transbordador
Cheguei ao meio dia em P. Arenas, embarquei a moto no transbordador e fui conhecer um pouco da cidade. Fui apanhar um taxi e achei estranho que todos estavam ocupados, mas é que varios táxis funcionam como lotacao, com tres ou quatro passageiros e seguem um itinerario indicado na placa em cima da capota. As 17h voltei ao porto, e o transbordador saiu atrasado, as 20h, rumo a Puerto Williams.
26 e 27/03: Transbordador - Puerto Williams
Este barco é como um ferry boat, exatamente o mesmo modelo que faz a travessia do Estreito de Magalhaes, só que lá a viagem dura meia hora, aqui é de 40 horas...
As acomodacoes sao bem limitadas, tem 24 poltronas como as de um onibus convencional e mais 4 camas no estilo "submarino", para a elite eheheh. Claro que fui de poltrona (butaca, como eles chamam).
A alimentacao é de marinheiro, muita sopa e comidas reforcadas, mas foram as melhores refeicoes de toda a viagem até agora.
O barco possui 4 motores, sendo que um deles fica exatamente embaixo das poltronas, entao imaginem o que é passar a noite com este barulho, mais a trepidacao da cabine, mais as rampas do barco se chocando contra as ondas!
Tinha gente de todo lugar, um marroquino, dois canadenses e uma alema, mais argentinos e chilenos.
Bem, as 14h chegamos a P. Williams, e fui direto para a Caleta Eugenia, o fim da última estrada ao sul do planeta... que acaba numa porteira com uma placa de "entrada proibida - área militar", junto de um cercado onde uma porca gigante chafurdava na lama. Surreal.
28/03: Puerto Williams
Buenas, este dia eu já contei, ok.
29/03: Transbordador
Viagem de volta: sopa, barulho, vento, chuva, frio, etc... Sem contar que passaram 4 filmes, isso mesmo, 4 filmes do Steven Seagal em sequencia! Pensei seriamente em roubar um bote salva-vidas e ir remando...
30/03: Transbordador - Punta Arenas - Fuerte Bulnes - Rio Gallegos
Pra nao dizer que a volta no barco foi só stress, logo de manha tivemos neve! Depois sol, chuva, granizo fino e neve de novo! Ha 34 anos que eu nao via a tal da neve cair, desde 1975 em Curitiba.
Tbém passamos em frente ao Monte Sarmiento, famoso pela dificuldade na escalada pelas condicoes climaticas, tem até filme de uma expedicao que acabou nao dando certo.
De P.Arenas saí direto para a Ruta 9, para chegar ao Fuerte Bulnes, um dos objetivos desta expedicao. Depois de tranquilos 20km de asfalto, rípio pela frente, 40km até o forte, debaixo de chuva, mais uns 15km na continuacao da estrada, que acaba na ponte sobre o Rio San Pedro, dali pra frente só de 4x4. Retorno pela mesma estrada e sigo para Rio Gallegos, chegando tarde da noite. Hotéis caros, escolhi o pior deles, que desgraca...
31/03: Cabo Vírgenes - Rio Gallegos
Missao do dia, fim da Ruta 40. Foram 130km de bom rípio até Cabo Vírgenes, local bem interessante, com faróis, pinguineira muito legal, falésias e uma ventania terrível. É onde o continente e o vento fazem a curva, encontro do Oceano Atlantico com o Estreito de Magalhaes.
Primeiro fui até o final da estrada, perto de um farol ao nível do mar. Depois, pra arrancar sem embreagem e sem ninguém por perto pra ajudar, tive que empurrar a moto até o único morrinho de 50cm de altura que havia por ali. Cansado e com a ventania , derrubei a moto, a única vez até agora. Pra levantar tive que tirar parte da bagagem.
Segui para a "pinguinera", bem organizada, cercada e com quadros explicativos. É muito engracado ver os pinguins no meio dos arbustos, em tocas, ao invés de neve ou gelo com estamos acostumados a pensar.
Aí fui para o farol que fica no alto das falésias, escolhi o caminho mais difícil e peguei um subidao dos infernos, cheio de buracos e pedras, a moto foi corcoveando pra lá e prá cá e nao podia parar por causa da embreagem, por fim deu um "duplo twist carpado" e aterrissou com as quatro patas no alto do morro, uuuufa!!! Lá de cima, o visual vcs podem ver nas fotos, muito bonito, pena que nao dava tempo pra acampar por ali mesmo.
Volta pra Rio Gallegos, desta vez peguei outro hotel, ainda pior que o anterior, mas pelo menos perto da saída da cidade.
01/04: RUTA 40: Tres Lagos - Gobernador Gregores
Cumpridos 4 dos 5 objetivos da expedicao, finalmente chegou a hora de encarar a famosa, temida e lendária Ruta 40, onde o filho chora e a mae nao ve.
De Rio Gallegos a Tres Lagos tudo tranquilo, asfalto, blza. A partir de Tres Lagos o bicho pegou, rípio profundo, com pedras do tamanho de laranjas, a moto dancando pra tudo que é lado, os bracos e pernas já arrebentados de segurar a GS, tbém conhecida como "La Pelotuda" ("pelotudo" aqui na Argentina é um "mala", um cara chato). Que pedreira! De vez em quando parava pra descansar e tirar umas fotos, o lugar é mesmo desolado.
Com muito custo, cheguei a Gob. Gregores, onde encontrei uma pousada bem legal (finalmente!), com internet (leeeenta...), e pude postar algumas fotos no blog. Tbém aproveitei pra trocar eu mesmo o óleo da moto, moleza.
02/04: RUTA 40: Bajo Caracoles
Mais estrada pauleira, só que desta vez nao tinha nada pra ver no caminho, um marasmo total.
Mas tive companhia nesta empreitada, apareceu um holandes, o Gert, com uma Kawasaki KLR650, subindo a 40 pra depois entrar no Chile pelo Paso Robalos. Batemos um papo, seguimos cada um no seu ritmo (eu, devagar, claro...) e mais para frente, num trecho asfaltado, encontro ele de novo, com o pneu traseiro furado. Parei pra ajudar, ele tinha todas as ferramentas e a prática pra trocar a camara, mesmo assim foi difícil "destalonar" o pneu, pedimos ajuda a uma camionete.
Seguindo viagem, mais rípio pesado e chegamos a Bajo Caracoles, famoso povoado no meio do nada, porta de entrada da "Cueva de Las Manos" e ponto de parada de muitos viajantes e aventureiros. Peguei uma pousada simples mas o suficiente pra juntar os ossos para o dia seguinte. Tbém só tem esta pousada e um "hotel", o dobro do preco. Segundo o cara do "hotel", a diferenca é que "na pousada (hostal) tem um monte de gente no quarto, jogando malas e roupas em cima de voce".
Apareceu outro viajante de moto, o argentino Martin, com uma Honda Transalp, tbém dando a volta na América e seguindo para o Chile.
03/04: RUTA 40 - RUTA 3 - Trelew (!!!)
Saí para o último trecho da 40 nesta expedicao, até Perito Moreno. Mais rípio do capeta, pedras encravadas e "costelas-de-vaca" até dizer chega. Alguns sustos pelo caminho, e "La Pelotuda" aguentando firme. Eu já tava todo quebrado, xingando até a sombra dos ñandus.
Milagrosamente, mais um trecho de asfalto, 50km até P. Moreno, pronto, fim do suplício.
No posto nos reencontramos, eu o Gert e o Martin, e dali cada um pro seu lado, vamos manter contato.
Peguei uma ruta provincial passando por Las Heras (sem querer ofender ninguém, mas eita cidadezinha feia esta Las Heras! Parece o resultado de um teste nuclear.) e Pico Truncado, saindo na Ruta 3 em Caleta Olivia (outra desgraca). Este trecho todo está cheio daqueles "cavalos-de-pau" para extracao de petróleo.
Entre C.Olivia e Comodoro Rivadavia um vento muuuuuito brabo, agora sim deu as caras. Mas o visual entre estas cidades é bem bonito, com a estrada sempre a beira do mar, com falésias e coisa e tal.
Quase 1 hora pra atravessar C. Rivadavia, só controlando os sinaleiros pra nao parar a moto, que sessao!! Depois foi só alegria, retas intermináveis, "pé embaixo" e logo cheguei em Trelew. Outra sessao pra driblar os sinaleiros, fui direto para o mesmo hotel da marmota e do Mr. Magoo.
Beleza, agora é só voltar, pessoal, nada de puertos, puntas, rutas, cerros, parques, ..., é só voltar!
Foram cumpridos 80% da expedicao:
- Fim da Ruta 3 (16/03)
- Puerto Williams (27/03)
- Fim da Ruta 9 (30/03)
- Fim da Ruta 40 (31/03)
Faltou o fim da Ruta 7, no Chile, mas esta fica pra próxima, quando fizer a "Expedicao Carretera Austral".
Valeu, galera, até mais!
Abracos
Mario
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Valeu!!!
ResponderExcluirHaja Fin!!!
Abraços,
Reginaldo.
Aew Marião, tah chegando, tah chegando !
ResponderExcluir80%, rapaiz, já passou da média, tah aprovado !
Grande aventura brother !
Viva a Marmota !!!!!
ResponderExcluirAnônimo Claudio !