segunda-feira, 27 de abril de 2009

ALGUNS NÚMEROS DA VIAGEM

TOTAL: 15.429km
RÍPIO: 2.080km
SEM EMBREAGEM: 9.255km

INÍCIO: 19/02/09
FIM: 08/04/09
TRELEW: 18 DIAS
TOTAL: 49 DIAS

AGRADECIMENTOS

Viagem concluída a duras penas, mesmo assim valeu!!

Gostaria de deixar registrados meus agradecimentos:

- A Deus
- Aos meus pais
- À Márcia, minha esposa
- Aos meus irmãos, sobrinhos e familiares
- Ao meu sócio, Guto
- Ao Reginaldo Rohden, incentivador e companheiro de treinos para "las rutas"
- Aos meus amigos do Orkut, em especial das comunidades "Grandes Viagens de Moto", "BMW Moto Brasil" e "Viagens de Moto pela América do Sul"
- Ao pessoal da oficina Moto Aventura, em especial o Daniel Chirurgi
- Ao povo uruguaio, argentino e chileno, pela hospitalidade, ajuda e amizade
- Às pessoas que por 64 vezes ajudaram a empurrar a moto com a embreagem danificada
- Aos meus amigos
- A todos que acessaram este blog e deixaram suas mensagens de incentivo, dando-me forças para seguir em frente.

A todos vcs, muito obrigado!

Grande abraço

Mario

domingo, 19 de abril de 2009

ORKUT

Olá a todos!

Pra quem tem acesso ao Orkut, coloquei mais fotos no meu perfil, de melhor qualidade.

Falou!

Mario

quinta-feira, 9 de abril de 2009

08/04/09: Em casa, depois de 49 dias

Blza, moçada!

Estamos em casa!

Estes últimos quilômetros não tinham fim, o corpo já tava um bagaço, mas foi tudo bem.

Depois eu volto pra finalizar a história.

Valeu, obrigado a todos pela força!

Abraços

Mario

terça-feira, 7 de abril de 2009

BRASIL!!!!!

Olá, rapaziada!

Ja estamos no Brasil!! Yeah!

Atravessei a fronteira por Bernardo de Irigoyen/AR e entrei por Dionísio Cerqueira/SC. Agora estou em Francisco Beltrão/PR.

Resumo dos últimos dias na Argentina:

04/04: Trelew - Winifreda
Dia de deslocamento, estradas vazias, rendeu bem. Em Sierra Grande, encontrei com uma galera do Recife, viajando em dois Land Rover Defender 110. Trocamos adesivos e manteremos contato. Dali pra frente, a paisagem já mudando, de amarelo pra verde. Era pra ficar em Santa Rosa, mas preferi cruzar a cidade primeiro já pra me livrar, foi uma pedreira escapar do transito! Depois de muito sufoco, na saída da cidade fui parar pra consultar o gps e acabei atolando a moto na areia!! Foi preciso a ajuda de dois motociclistas que estavam num restaurante próximo pra desencalhar la Pelotuda. Toquei em frente e por indicação de um frentista entrei na pequena cidade de Winifreda, colonização alemã, onde o único hotel era bom e barato, atendimento excelente, boa comida.

05/04: Winifreda - San Francisco
Neste trecho, muito movimento de máquinas agrícolas, e a cada 5km uma cidadezinha pra atravessar. Entre Villa Maria e San Francisco então, a viagem não rendeu, muito trânsito. Nada de interessante neste dia.

06/04: San Francisco - Itatí
A missão deste dia era atravessar Resistência/Corrientes, duas grandes cidades que não tinha de desviar. Cheguei ao fim da tarde, mas não foi tão difícil, consegui emendar uns 20 sinaleiros em Corrientes, depois errei por duas vezes a saída para a Ruta 12 Norte, sentido Posadas, mas por fim deu certo. Em Itatí, cidade perdida no tempo, existe uma Basílica bem bonita, muito visitada pelos católicos argentinos.

07/04: Itatí - Francisco Beltrão
Último dia na Argentina, saí em direção a Posadas, depois saí da Ruta 12 e fui pela 14, mais tranquila. A estrada vai percorrendo uma serra, paisagem muito parecida com o norte do Paraná. Num pedágio, que moto não paga, cruzei de novo com o pessoal de Recife e suas Land. Valeu, boa viagem! A passagem pela fronteira foi fácil, aliás não tive problemas em nenhuma aduana por toda a viagem. Beleza, de novo no Brasil! Já escurecendo, cheguei em Francisco Beltrão. Num sinaleiro, apareceu o Élcio, com uma V-Strom, e me indicou um hotel próximo, inclusive fui seguindo o amigo, pra escapar dos sinaleiros. Valeu, Élcio, gente finíssima, grande abraço!

Blza, amanhã sigo para Curitiba. Ufa!

Falou!

Grande abraço a todos.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

RESUMAO DE 24/03 A 03/04/09

Hola, ¿que tal?

Adivinhem onde estou agora: TRELEW!!!!! A cidade da marmota!! eheheh
Acabei de chegar, vindo de Bajo Caracoles. A partir de agora é só asfalto! Ufa!

Muito bem, já que sobrevivi a Ruta 40, vou contar resumidamente o que se passou nos últimos dias, um pouco atrasado, mas vamos lá.

24/03: Torres del Paine - Puerto Natales
Acampei no parque T. del Paine, junto ao lago Grey, nao estava frio mas ventou pra caramba, o lago fica no alto das montanhas e tem um glaciar. Pela manha fui percorrer o resto das estradas no interior do parque e depois voltei para Puerto Natales, passando pela "Cueva del Milodón".

25/03: Punta Arenas - Transbordador
Cheguei ao meio dia em P. Arenas, embarquei a moto no transbordador e fui conhecer um pouco da cidade. Fui apanhar um taxi e achei estranho que todos estavam ocupados, mas é que varios táxis funcionam como lotacao, com tres ou quatro passageiros e seguem um itinerario indicado na placa em cima da capota. As 17h voltei ao porto, e o transbordador saiu atrasado, as 20h, rumo a Puerto Williams.

26 e 27/03: Transbordador - Puerto Williams
Este barco é como um ferry boat, exatamente o mesmo modelo que faz a travessia do Estreito de Magalhaes, só que lá a viagem dura meia hora, aqui é de 40 horas...
As acomodacoes sao bem limitadas, tem 24 poltronas como as de um onibus convencional e mais 4 camas no estilo "submarino", para a elite eheheh. Claro que fui de poltrona (butaca, como eles chamam).
A alimentacao é de marinheiro, muita sopa e comidas reforcadas, mas foram as melhores refeicoes de toda a viagem até agora.
O barco possui 4 motores, sendo que um deles fica exatamente embaixo das poltronas, entao imaginem o que é passar a noite com este barulho, mais a trepidacao da cabine, mais as rampas do barco se chocando contra as ondas!
Tinha gente de todo lugar, um marroquino, dois canadenses e uma alema, mais argentinos e chilenos.
Bem, as 14h chegamos a P. Williams, e fui direto para a Caleta Eugenia, o fim da última estrada ao sul do planeta... que acaba numa porteira com uma placa de "entrada proibida - área militar", junto de um cercado onde uma porca gigante chafurdava na lama. Surreal.

28/03: Puerto Williams
Buenas, este dia eu já contei, ok.

29/03: Transbordador
Viagem de volta: sopa, barulho, vento, chuva, frio, etc... Sem contar que passaram 4 filmes, isso mesmo, 4 filmes do Steven Seagal em sequencia! Pensei seriamente em roubar um bote salva-vidas e ir remando...

30/03: Transbordador - Punta Arenas - Fuerte Bulnes - Rio Gallegos
Pra nao dizer que a volta no barco foi só stress, logo de manha tivemos neve! Depois sol, chuva, granizo fino e neve de novo! Ha 34 anos que eu nao via a tal da neve cair, desde 1975 em Curitiba.
Tbém passamos em frente ao Monte Sarmiento, famoso pela dificuldade na escalada pelas condicoes climaticas, tem até filme de uma expedicao que acabou nao dando certo.
De P.Arenas saí direto para a Ruta 9, para chegar ao Fuerte Bulnes, um dos objetivos desta expedicao. Depois de tranquilos 20km de asfalto, rípio pela frente, 40km até o forte, debaixo de chuva, mais uns 15km na continuacao da estrada, que acaba na ponte sobre o Rio San Pedro, dali pra frente só de 4x4. Retorno pela mesma estrada e sigo para Rio Gallegos, chegando tarde da noite. Hotéis caros, escolhi o pior deles, que desgraca...

31/03: Cabo Vírgenes - Rio Gallegos
Missao do dia, fim da Ruta 40. Foram 130km de bom rípio até Cabo Vírgenes, local bem interessante, com faróis, pinguineira muito legal, falésias e uma ventania terrível. É onde o continente e o vento fazem a curva, encontro do Oceano Atlantico com o Estreito de Magalhaes.
Primeiro fui até o final da estrada, perto de um farol ao nível do mar. Depois, pra arrancar sem embreagem e sem ninguém por perto pra ajudar, tive que empurrar a moto até o único morrinho de 50cm de altura que havia por ali. Cansado e com a ventania , derrubei a moto, a única vez até agora. Pra levantar tive que tirar parte da bagagem.
Segui para a "pinguinera", bem organizada, cercada e com quadros explicativos. É muito engracado ver os pinguins no meio dos arbustos, em tocas, ao invés de neve ou gelo com estamos acostumados a pensar.
Aí fui para o farol que fica no alto das falésias, escolhi o caminho mais difícil e peguei um subidao dos infernos, cheio de buracos e pedras, a moto foi corcoveando pra lá e prá cá e nao podia parar por causa da embreagem, por fim deu um "duplo twist carpado" e aterrissou com as quatro patas no alto do morro, uuuufa!!! Lá de cima, o visual vcs podem ver nas fotos, muito bonito, pena que nao dava tempo pra acampar por ali mesmo.
Volta pra Rio Gallegos, desta vez peguei outro hotel, ainda pior que o anterior, mas pelo menos perto da saída da cidade.

01/04: RUTA 40: Tres Lagos - Gobernador Gregores
Cumpridos 4 dos 5 objetivos da expedicao, finalmente chegou a hora de encarar a famosa, temida e lendária Ruta 40, onde o filho chora e a mae nao ve.
De Rio Gallegos a Tres Lagos tudo tranquilo, asfalto, blza. A partir de Tres Lagos o bicho pegou, rípio profundo, com pedras do tamanho de laranjas, a moto dancando pra tudo que é lado, os bracos e pernas já arrebentados de segurar a GS, tbém conhecida como "La Pelotuda" ("pelotudo" aqui na Argentina é um "mala", um cara chato). Que pedreira! De vez em quando parava pra descansar e tirar umas fotos, o lugar é mesmo desolado.
Com muito custo, cheguei a Gob. Gregores, onde encontrei uma pousada bem legal (finalmente!), com internet (leeeenta...), e pude postar algumas fotos no blog. Tbém aproveitei pra trocar eu mesmo o óleo da moto, moleza.

02/04: RUTA 40: Bajo Caracoles
Mais estrada pauleira, só que desta vez nao tinha nada pra ver no caminho, um marasmo total.
Mas tive companhia nesta empreitada, apareceu um holandes, o Gert, com uma Kawasaki KLR650, subindo a 40 pra depois entrar no Chile pelo Paso Robalos. Batemos um papo, seguimos cada um no seu ritmo (eu, devagar, claro...) e mais para frente, num trecho asfaltado, encontro ele de novo, com o pneu traseiro furado. Parei pra ajudar, ele tinha todas as ferramentas e a prática pra trocar a camara, mesmo assim foi difícil "destalonar" o pneu, pedimos ajuda a uma camionete.
Seguindo viagem, mais rípio pesado e chegamos a Bajo Caracoles, famoso povoado no meio do nada, porta de entrada da "Cueva de Las Manos" e ponto de parada de muitos viajantes e aventureiros. Peguei uma pousada simples mas o suficiente pra juntar os ossos para o dia seguinte. Tbém só tem esta pousada e um "hotel", o dobro do preco. Segundo o cara do "hotel", a diferenca é que "na pousada (hostal) tem um monte de gente no quarto, jogando malas e roupas em cima de voce".
Apareceu outro viajante de moto, o argentino Martin, com uma Honda Transalp, tbém dando a volta na América e seguindo para o Chile.

03/04: RUTA 40 - RUTA 3 - Trelew (!!!)
Saí para o último trecho da 40 nesta expedicao, até Perito Moreno. Mais rípio do capeta, pedras encravadas e "costelas-de-vaca" até dizer chega. Alguns sustos pelo caminho, e "La Pelotuda" aguentando firme. Eu já tava todo quebrado, xingando até a sombra dos ñandus.
Milagrosamente, mais um trecho de asfalto, 50km até P. Moreno, pronto, fim do suplício.
No posto nos reencontramos, eu o Gert e o Martin, e dali cada um pro seu lado, vamos manter contato.
Peguei uma ruta provincial passando por Las Heras (sem querer ofender ninguém, mas eita cidadezinha feia esta Las Heras! Parece o resultado de um teste nuclear.) e Pico Truncado, saindo na Ruta 3 em Caleta Olivia (outra desgraca). Este trecho todo está cheio daqueles "cavalos-de-pau" para extracao de petróleo.
Entre C.Olivia e Comodoro Rivadavia um vento muuuuuito brabo, agora sim deu as caras. Mas o visual entre estas cidades é bem bonito, com a estrada sempre a beira do mar, com falésias e coisa e tal.
Quase 1 hora pra atravessar C. Rivadavia, só controlando os sinaleiros pra nao parar a moto, que sessao!! Depois foi só alegria, retas intermináveis, "pé embaixo" e logo cheguei em Trelew. Outra sessao pra driblar os sinaleiros, fui direto para o mesmo hotel da marmota e do Mr. Magoo.

Beleza, agora é só voltar, pessoal, nada de puertos, puntas, rutas, cerros, parques, ..., é só voltar!

Foram cumpridos 80% da expedicao:
- Fim da Ruta 3 (16/03)
- Puerto Williams (27/03)
- Fim da Ruta 9 (30/03)
- Fim da Ruta 40 (31/03)

Faltou o fim da Ruta 7, no Chile, mas esta fica pra próxima, quando fizer a "Expedicao Carretera Austral".

Valeu, galera, até mais!

Abracos

Mario

quinta-feira, 2 de abril de 2009

NOVAS FOTOS!!!!

Ola, galera!

Novas fotos disponiveis:
- Ruta J
- El Calafate
- El Chalten
- Torres del Paine
- Puerto Williams
- Fuerte Bulnes
- Cabo Virgenes
- Ruta 40
- Animais Marinhos

Por aqui ta tudo ok, ja estou voltando, devo chegar em Curitiba dentro de 8 ou 9 dias.

Nao vou entrar em detalhes agora, por enquanto vao curtindo as fotos!

Grande abraco a todos.

sábado, 28 de março de 2009

Puerto Williams / Puerto Navarino

Ola, galera

Ontem fiquei no Hostal Forjadores de Cabo de Hornos, bem confortavel e com bom preco, o pessoal tbem muito gente boa.

Hoje fui pras bandas de Puerto Navarino, na mesma ilha de Puerto Williams.
Sao 54km de estrada beirando o canal de Beagle, do outro lado vc ve Ushuaia e a cordilheira dos Andes ao fundo, fantastico!

Tbem tem varias pequenas ilhas, rios e bracos de mar, tudo muito bonito, valeu a pena vir ate aqui.

A cidade de P. Williams e bem pequena e tranquila, em 1 hora a pe percorri as principais ruas. O centro nao passa de um punhado de lojas, tem uma agencia bancaria e um posto de combustivel. Ha diversas pequenas hospedarias pela cidade.

Visitei uma aldeia indigena, os ultimos 70 individuos das tribos Yagan que habitavam a regiao, eram excelentes navegadores, usavam pequenas canoas feitas de casca de arvore. Conversei com uma senhora que nasceu do outro lado ilha Navarino, mais ao sul ainda! Agora vivem nesta aldeia, pra sair ate a esquina tem que pedir autorizacao pro governo...

E isso, daqui a pouco sai o transbordador para Punta Arenas, a moto ja esta embarcada.

Volto daqui 3 dias...

Abracos a todos

Valeu!

sexta-feira, 27 de março de 2009

PUERTO WILLIAMS / CHILE !!!!

Ola, pessoal!

Cheguei hoje em P.Williams, a cidade mais austral do planeta, pra baixo de Ushuaia!

Foram 40 horas de barco desde Punta Arenas, atè tivemos que esperar 4 horas para o mar se acalmar e continuar a viagem!

Hoje jà rodei com a moto atè o fim da estrada da ilha, agora acabou mesmo!

Amanha comeco a voltar, mais uns 10 dias de viagem.

Grande abraco a todos!

Mario

segunda-feira, 23 de março de 2009

RESUMAO DE 18 A 23/03/09

Ola, galera

Ta dificil de acessar a internet! Cada dia è uma coisa...

Bem, vou resumir o que tenho feito nos ultimos dias, depois entro em detalhes.

18/03: Ushuaia - Ea. Harberton - Ea. Moat
Grande dia! Fui ate o fim da Ruta RC-J, margeando o Canal de Beagle, Estancia Moat, aì sim è o fim do mundo! Acampei là mesmo, frio, vento e chuva, muito legal! Consegui comida e agua num posto militar argentino. Essa valeu mesmo!

19/03: Ea. Moat - San Sebastian/AR
Dia de deslocamento, muito vento em Rio Grande, quase que nao deu pra segurar a moto!

20/03: San Sebastian/AR - Punta Arenas/CH - Puerto Natales
Sò deslocamento, vento no rìpio atè Cerro Sombrero, travessia do Estreito de Magalhaes, P. Natales è bem legal, a beira de uma baìa.

21/03: P. Natales - El Calafate/AR
Fui conhecer o Glaciar Perito Moreno, em El Calafate, impressionante aquele rio de gelo, demais! Nao gostei muito da cidade, muito turìstica pro meu gosto, assim como Ushuaia. Fiquei no pior camping da cidade, muito frio de noite, com toda a roupa de moto e o saco de dormir ainda assim passei frio! E o colchonete de ar esvaziou à noite, dormi direto no chao! eheheh... Às 5 da manha levantei, carreguei a moto e "se mandei" !!

22/03: El Calafate - El Chalten - Esperanza
Cerros Torre e Fitz Roy, Lago del Desierto em El Chalten, muito massa! A estrada que vai atè o lago è terrivelmente dificil pra moto, vento, ripio, pedras, buracos, alagados, o jeito era acelerar e passar! Mas valeu a pena, um dos lugares mais legais da viagem.

23/03: Esperanza/AR - P.N. Torres del Paine/CH
Agora estou conhecendo o parque, estou em frente ao Glaciar Grey, fazendo um lanche num hotel. Ainda vou ver onde passar a noite, acho que vou acampar. Tem montanhas, picos e lagos muito bonitos por aqui, tem lugares tipo "Senhor dos Aneis" (eca!).

Blza, amanha vou para P. Natales, depois P. Arenas, Puerto Williams, Rio Gallegos e depois voltar pra casa!

Talvez fique 1 semana fora do ar, por causa de P. Williams.

Grande abraco a todos

Mario

terça-feira, 17 de março de 2009

NOVAS FOTOS !!!

Vejam as fotos aí, do lado direito da tela!

Abraços

Dia 27: 17/03/09 Ushuaia

Olá!

Finalmente um post atualizado!

Hoje saí às 7h do hotel para dar o golpe na entrada do Parque, ainda nao tinha raiado o dia, chuva fraca e frio.

Estrada de rípio/terra bem compactada, alguns buracos, chuva, nenhum movimento, cancela do parque aberta, fui passando, atravessa 3 pontes de madeira (quase que faço besteira numa delas...), florestas, montanhas,... Bahia Lapataia, fim da Ruta 3!! Yeeeeessssss!!!!!

Sozinho no parque, pude tirar fotos da famosa placa tranquilamente, com moto, sem moto, com bandeira do Brasil, com camisa do Coxa, foto do adesivo da viagem na placa (depois tirei, claro!), que beleza! eheheh

Andei por uns "senderos" (trilhas), vi raposa, pica-pau (emitem grunhidos como a risada do Pica-Pau do desenho animado), patos patagonicos, a vegetaçao característica, as montanhas, lagos, rios, tudo muito bonito!

Na Bahia Ensenada (nao perca!), visual sensacional! Laguna Negra tbém.

Valeu muito a pena! Só lá pelas 10h que começaram a aperacer uns turistas, mas bem poucos.

Voltei pra Ushuaia para almoçar um cordeiro fueguino, muito bom tbém, restaurante Bodegón Fueguino.

À tarde, passeio a pé pela cidade e visita aos museus da antiga penitenciária e do fim do mundo, interessantes, mas nada que empolgue muito.

Amanha cedo saio para Cerro Sombrero, ou se a viagem render, vou a Punta Arenas. Tchau Ushuaia!

Quero agradecer de novo todos que de alguma forma me apoiaram e me deram força para continuar a viagem e chegar até aqui, valeu galera! Apesar de nao responder, estou lendo todos os comentários de vcs!!

Grande abraço!

Dia 26: 16/03/09 de Cerro Sombrero/CH a Ushuaia/AR 450km

USHUAIA!!!

Saí de Cerro Sombrero e peguei a estrada de rípio para San Sebastián, passando por Onaisin, pois está em melhor estado que por Cullén.

Foram 120km de rípio bem compactado, muito melhor que na Península Valdés. Em alguns trechos havia terra e lama, e também o vento começou a castigar, exigindo muita atençao pra nao sair do trilho.

A vegetaçao tbém é outra, mais parecido com uma savana, ou estepe, ou sei lá, uma grande pastagem!, com estancias muito bonitas.

E o vento foi piorando, quando estava a favor tudo bem, mas de lado ou quando eu parava para tirar fotos era difícil segurar a moto e até manter o equilíbrio! Finalmente, o tao falado vento!

Em San Sebastián, aduanas sem problemas e rapidamente liberado.

Passei por Rio Grande, e no caminho para Tolhuim vejo de longe um táxi de Curitiba... nao! é uma bola de fogo... nao! é o Curupira... nao!... é o Adriano e sua KTM!! Aceno pra ele mas o bicho passa reto e vai embora... Parei e fiquei esperando o Felipe aparecer logo em seguida, acenei, ele reduziu, acenei de novo, deu a volta desconfiado, e aí que foi reconhecer. O Adriano fez a volta e tbém chegou. Batemos um papo rápido, me deram umas dicas de Ushuaia e pé na estrada pq ainda iam até Rio Gallegos neste dia. Ainda vamos nos encontrar em El Calafate... Valeu, grande abraço, rapaziada!

De Tolhuim pra frente, paisagem nova, montanhas com um pouco de neve, florestas com árvores estranhas, diminuiu o vento, curvas, ladeiras, Lago Fagnano, Monte Olivia e.... Ushuaia!!

A entrada da cidade é meio feia, porto, cheguei na hora do rush, um transito violento. O hotel indicado pelo Felipe e Adriano estava lotado, achei outro ali perto, Hotel Austral, bom e caro, mas chutei o balde, sao só dois dias, e é Ushuaia!!!

Jantei uma centolla a la fueguina, muito boa, restaurante Barcleit.

Amanha cedo (17/03) vou à Bahia Lapataia, o fim da Ruta 3, no Parque Nacional da Terra do Fogo. Se entrar no parque antes das 8h nao paga ingresso (50 pesos)!!

Abraços!

Dia 25: 15/03/09 de Tres Cerros/AR a Cerro Sombrero/CH 600km

Tres Cerros - Rio Gallegos - CerroSombrero/CH

Olá

Acordei às 6h, mas até desmontar a barraca, guardar tudo, tomar café, etc, só saí às 8h. Logo na saída, percebi que o velocímetro e o odometro estavam inoperantes, mais uma encrenca pra ajudar!

Passando por Puerto San Julian, colei um adesivo no posto de combustíveis, junto do adesivo dos nossos amigos Adriano e Felipe, que já estavam em Ushuaia. Como disseram que ficariam até segunda-feira, calculei que encontraria os dois na Terra do Fogo.

Em volta da Ruta 3, hordas de guanacos e ñhandus (emas), correndo para todos os lados. Até Rio Gallegos contei 6 guanacos atropelados, tem que ter muita atençao neste trecho.

Depois de Rio Gallegos, aduanas para entrar no Chile, muito movimento, perdi 1 hora e meia nos tramites e filas, mas deu tudo certo.

E nada dos terríveis ventos patagonicos até agora, só uma chuva fraca e constante. O pior vento que peguei foi em Rosario, lá no começo da viagem.

Às 19h cheguei na balsa para atravessar o Estreito de Magalhaes, uma correnteza desgraçada! Uma hora de espera, travessia tranquila "pero no mucho", fiquei na moto pra ter certeza que nao ia cair por causa da ondulaçao.

Em Cerro Sombrero, hotel caro (o único), mas deixa pra lá, já estava bem contente por chegar à Terra do Fogo.

Valeu!

Dia 24: 14/03/09 de Trelew a Tres Cerros/AR 700km

Buenas!

Finalmente a saída de Trelew!

Trelew - Garayalde - C. Rivadavia - Caleta Olivia - Fitz Roy - Tres Cerros

A moto ficou pronta às 14h, dei umas voltas pra testar e td ok, apesar da embreagem patinar um pouco se acelerar muito forte.

Enfim, às 15h fui direto para a Ruta 3, com destino a Comodoro Rivadavia. Comecei devagar, a uns 80km/h, só pra desenferrujar, depois fui tranquilo a 110km/h, estrada boa.

Chegando em C.Rivadavia, achei a cidade muito agitada, transito pesado, resolvi tocar até Caleta Olivia, onde tbém nao gostei da cidade, passei por Fitz Roy e entao fui para Tres Cerros, apesar do frio de rachar.

À noite é impressionante a quantidade de lebres que ficam à beira da estrada, zilhoes delas, nenhuma atropelada por mim!

Chegando em Tres Cerros, quem disse que tinha vaga no único hotel do local? E tbém pra nao dizer que foi só pra passear, usei a barraca de emergencia, pois havia uma área de camping atrás do hotel, entao td ok.

Foi um dia puxado, mas pra quem estava há 18 dias parado, foi muito bom voltar pra estrada, e rumo ao sul!!

Falou!

segunda-feira, 16 de março de 2009

16/03/09 USHUAIA!!!

Olá a todos

Cheguei em Ushuaia hoje às 18h, tudo ok

Amanha escrevo e ponho fotos

OBRIGADO A TODOS PELO APOIO!!!

sds

Mario

sexta-feira, 13 de março de 2009

Dia 23: 13/03/09 Trelew

Olá.

Moto 95% montada (18:00h).

Acho que terminamos hoje.

Amanha vou dar umas voltas aqui perto, se td OK, saio para Comodoro Rivadávia depois do almoco.

Grandes esperancas...

Falou!

Dia 22: 12/03/09 Trelew

Olá.

Caixa de cambio e embreagem montadas.

Já é um progresso.

sds

quarta-feira, 11 de março de 2009

Dia 21: 11/03/09 Trelew

Olá!

Estava na oficina até agora, 22h, a montagem continua. Mas tem muita coisa pro pessoal atender durante o dia, aí atrasa o servico da GS.

Acho que estrada só no sábado...

Enquanto isso vou assistindo a 3ª rodada da Libertadores em Trelew.

Abracos!

terça-feira, 10 de março de 2009

Dia 20: 10/03/09 Trelew

Boa noite!

Moto e pecas na oficina.

E a coisa vai se arrastando, se arrastando, se arrastando,...............

Até saí de perto pra nao ter um colapso mental.

O jeito é dormir, tipo um coma induzido, e torcer pra amanha a rapaziada da oficina engrenar de vez na GS.

Enquanto isso, novas fotos: encontro de motos em Puerto Piramides e a dupla dinamica Felipe e Adriano.

Abraco a todos.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Dia 19: 09/03/09 Trelew

Olá!

Hoje a marmota deu um tempo, chegaram todas as pecas pra montar a moto.

Vamos ver se até quarta-feira fica pronta, aí é estrada de novo!

O Adriano e o Felipe passaram na oficina hoje de manha, motos carregadas, muita estrada pela frente, que inveja!! eheheh

É isso aí, a luta continua.

Tchau!

domingo, 8 de março de 2009

Dia 18: 08/03/09 Puerto Piramides - Trelew/AR

Buenas!

Antes de mais nada, parabéns pra mulherada toda pelo seu dia!

Hoje passamos o dia em P. Piramides, curando a ressaca.

Quando já nao esperava mais, aparecem o Felipe e Adriano, grande satisfacao em conhece-los, duas figuracas!! Já tem muita história essa viagem dos dois! Deu tempo de tomar uns tragos e falar portugues de novo, aí foram conhecer a loberia ali perto e já voltar para Puerto Madryn, pra continuar a viagem. Grande abraco pros dois e boa viagem, quem sabe ainda nos encontremos mais ao sul!

Amanha voltamos a oficina, esta semana promete!

Abracos.

Dia 17: 07/03/09 Trelew - Puerto Piramides/AR

Olá

Sábado eu "se mandei" pra Puerto Piramides, na Península Valdés, com a galera do motoclube de Trelew, para o encontro de motos.

Tava divertido, aquele esquema, churrasco, moto e "loco" de tudo que é tipo, bandas de rock, festa, cerveja,..., tudo na paz.

Já serviu pra descansar um pouco de Trelew...

Falou!

sábado, 7 de março de 2009

07/03/09 FELIPE E ADRIANO, ATENÇAO!!!

P. VALDES CUIDADO!!!!

MUITA ATENCAO QDO SAIR DA RUTA 3 E PEGAR A ESTRADA P/ P. VALDES!!

ACABA O ASFALTO E TEM UM TRECHO DE RÍPIO LOGO NO COMEÇO, A ESTRADA ESTÁ EM OBRAS.

JÁ TEVE ACIDENTE E QUEDAS HOJE.

SDS

MARIO

sexta-feira, 6 de março de 2009

Dia 16: 06/03/09 Trelew

Saudacoes a todos!

Átila, o Terrível, ficou 7 anos nas maos dos romanos, até voltar pra sua terra, reunir o exército dos hunos e infernizar a vida de todo mundo...

Ernest Shackleton, explorador britanico, ficou 2 anos preso na Antártida com toda sua tripulacao, e os conduziu a salvacao sem perder um único homem...

Ingrid Betancourt, política colombiana, ficou 6 anos nas maos dos guerrilheiros das FARC, até ser libertada numa operacao militar obscura...

Mario Pailo, motociclista por correspondencia, vai passar 15 dias em Trelew esperando o conserto da moto, e só depois vai resolver o que fazer da vida...

Grandes momentos da História.

Boa noite.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Dia 15: 05/03/09 Trelew

E segue o "Dia da Marmota"...

Dia 14: 04/03/09 Trelew

¡Hola!

Nada de novo.

sds

Mario

terça-feira, 3 de março de 2009

Dia 13: 03/03/09 Trelew

Só esperando agora...

sds

Mario

Dia 12: 02/03/09 Trelew

Olá

Hoje pedimos as pecas da moto, em 5 lugares diferentes (Curitiba, Sao Paulo, Ribeirao Preto, Buenos Aires e Bahia Blanca/AR), é brincadeira esta BMW na América do Sul... Agora é ter paciencia e esperar...

Felipe e Adriano, nao tenham pressa, com certeza vamos tomar uma cerveja aqui em Trelew!

Ontem teve carnaval, é um tipo de desfile de blocos, cada um de uma cidade, cada um com sua bateria, todos tocando ao mesmo tempo, uma doideira, e ainda comecou a chover..., enfim, fui embora dormir!

Abraco a todos.

Mario

domingo, 1 de março de 2009

Dia 11: 01/03/09 Trelew / Rawson

Buenas

Hoje fui conhecer a Playa Unión, em Rawson, capital da província de Chubut.

Achei que ia estar lotada, domingo, que nada, parecia Matinhos em julho.

Ainda caí no velho truque de pegar um barco pra ver as tais "toninas overas", nem precisa dizer que nao tinha tonina nenhuma, 2 horas passeando de barco a toa...

Mas amanha voltamos a oficina pra dar um jeito na moto...que bom que é segunda-feira!!

Falou!

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Dia 10: 28/02/09 Trelew/AR

Nada de novo no front...

Dia 09: 27/02/09 Trelew/AR

Estamos na busca das pecas, nada de novo...

Junto ao fato da quebra da moto, mais duas "novidades": o vulcao em Chaiten/Chile entrou em erupcao, onde eu ia passar na volta, e talvez nao teremos travessia de Punta Arenas para Puerto Williams no mes de marco, segundo a companhia que opera no Estreito de Magalhaes.

Forcas ocultas...

Abracos a todos

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Dia 08: 26/02/09 Trelew

Buenas noches!

Continuo em Trelew, hoje conseguimos relacionar as pecas da moto, vamos pedir amanha cedo pra ver se até sábado fica pronta.

Hoje foi dia de turista, museu da colonizacao galesa, museu de paleontologia, prédios históricos, nada mais.

Mas estamos tranquilos, é só esperar pra retornar a viagem.

Vou por mais algumas fotos, deem uma olhada, algumas refeicoes e a moto na oficina.

Grande abraco!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Estatisticas da Viagem

Informacoes da viagem, por enquanto ate Trelew/AR, 25/02/09.

Distancia percorrida: 4.300km

Litros de combustivel: 320

Melhor consumo: 17,0km/litro Irani/SC - Passo Fundo/RS
Pior consumo: 8,1km/litro Puerto Piramides/AR (Loberia, areia)
Consumo medio: 13,4km/litro

Cambio aproximado:
R$1,00 = 9,10 pesos uruguaios
R$1,00 = 1,53 pesos argentinos

Precos medios de combustivel:
- Brasil: R$2,55 (mais caro no RS)
- Uruguai: $23,90 (R$2,60)
- Argentina: $3,20 (R$2,10) YPF Super, Esso / Shell / Petrobras: Comum
- Patagonia: $2,19 (R$1,45) YPF Super

Hoteis:
1 - Irani/SC: Hotel Zenaro R$35 (simples, internet so wi-fi, pagto $$$) OK
2 - Tacuarembo/UY: Hotel Tacuarembo UY$600 (R$66) (quarto e wc apertados, bem simples, internet inclusa, pagto CC) OK
3 - Casilda/AR: Hotel America AR$100 (R$65) (simples, internet a parte, pagto CC) OK
4 - Carmen de Patagones/AR: Hotel Percas AR$100 (R$65) (ruim, calabouco medieval, sem internet, pagto CC) NAO
5 - Puerto Piramides/AR: Cabañas El Cristal AR$80 (R$52) (ok, simples, sem tv e sem ventilador, cabana, sem internet, tranquilo, pagto $$$) OK
6 - Trelew/AR: Hotel Centenario AR$180 (R$115) (antigo, decadente, simples, com internet, pagto $$$) NAO
7 - Trelew/AR: Hotel City AR$100 (R$65,00) (simples, quarto espacoso, com internet, pagto CC) OK


Alimentacao na Argentina, precos medios:
- Hamburger grande: AR$18 (R$12)
- Coca 500ml: AR$6 (R$4)
- Agua 500ml: AR$ 2,50 (R$1,70)
- Pizza 8 fatias: AR$23 (R$15)
- Cerveja 350ml: AR$6 (R$4)
- Buffet livre: AR$25 (R$17)
- Bife de chorizo: AR$35 (R$23)


Se tiverem mais duvidas ou sugestoes, perguntem!!

Falou!

Dia 07: 25/02/09 Trelew

Ola a todos!

Ainda estou em Trelew, o pessoal da oficina esta desmontando metade da moto pra ver as pecas necessarias, que virao de Buenos Aires via aerea.

Se tudo der certo, continuo viagem no sabado.

Por enquanto, estou descansando um pouco e conhecendo a cidade, talvez amanha alugue um carro e va conhecer a praia em Rawson e uma vila rural tipica galesa. Tbem tem passeio de barco pra ver as toninas, parece uma mistura de orca e golfinho, chamam de "panda do mar", e so tem na Patagonia.

Trelew: aqui eles pronunciam "treleu", e quer dizer "povo de Lewis", em homenagem a Lewis Jones, um gales que fundou a cidade em 1800 e cacetada.

Ta calor aqui, hoje fez 34 graus. As lojas fecham as 13:30h e voltam so as 16:00h, e tem varias sorveterias pela cidade.

Mudei de hotel, de um "ruim e caro" para um "ruim e nao tao caro", e mais perto da oficina da moto.

Por hoje e so.

Abracos

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Dia 06: 24/02/09 de Puerto Piramides até Trelew/AR 420km

Olá, pessoal

Puerto Piramides, Península Valdés, Trelew.

Hoje foram 250km de estradas de rípio, para conhecer a Península Valdés. Deu muito trabalho controlar a moto no rípio solto, nao sei como nao caí, mas a maior parte das estradas está bem compactada, pode ir tranquilo. Levei gasolina extra (5 litros).

Vamos lá:
Em Punta Delgada pude ver elefantes marinhos, mas estavam imóveis.
Em Punta Cantor tbém tinha elefantes marinhos, e tem uma pousada e restaurante.
Na Caleta Valdés tem os pinguins, podem ser vistos bem de perto.
Na Punta Norte, mais elefantes e lobos marinho, e tem lanchonete e utilidades.

E foi na Punta Norte que pude presenciar um fato difícil de acontecer naquele ponto de visitaçao pública: duas ORCAS, a uns 100 metros da praia, rodeando a colonia de lobos marinhos, esperando a maré subir para o ataque, que acontece num ponto mais afastado e inacessível ao público. Filmei uma parte, quero ver se capturo umas imagens e jogo no blog depois. Demais! Os turistas perderam a cena e depois tive que passar o filme pra uma galera!

Estou em Trelew, amanha vou levar a moto num mecanico, a transmissao tá muito barulhenta, roncando, espero que nao seja nada sério, vamos ver, sei nao,...

Abraço a todos.

Mario

PS.: já configurei o blog e os links, todos podem postar comentários agora!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Dia 5: 23/02/09 de Carmen de Patagones até Puerto Piramides 649km

Olá a todos!

Estou na Península Valdés, simplesmente sensacional! Imperdível. Ainda nem fui em Punta Delgada, Punta Norte, Caleta Valdés, vou amanha (rípio!), mas o que já vi valeu a pena. Tem uma colonia de lobos marinhos em Puerto Piramides, estao com filhotes, cheguei bem no por do sol, indescritível...

Confesso que estava relutante em vir pra cá, ver pinguim, foca, achava besteira, mas mudei de idéia, é muito legal mesmo!

A viagem até aqui foi tranquila, a R-3 está ótima.

Obs.: entre Viedma e San Antonio Oeste nao tem combustível, 180km, entao abasteça em Viedma!

Tbém entre S.A. Oeste e Puerto Madryn (270km), abasteça em Sierra Grande!

A brisa patagônica já deu alguns sinais, mas nada demais até aqui.

Estou na pousada Cabañas El Cristal, $80, o resto era tudo $200 (pesos). É simples, mas honesta!

Acabei de jantar um nhoque ao pesto sem precedentes, junto com uma garrafa de vinho, no restaurante La Estación. Agora vou dar um tempo pq esqueci que estava de moto e ainda tenho que voltar à pousada...

Aqui tudo é mais caro, menos a gasolina (2,20 contra 3,20).

Vou tentar postar umas fotos.

Abraço a todos.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Avaliaçao dos Equipamentos

Uma breve avaliaçao do desempenho dos equipamentos utilizados na viagem.

- GPS: muito bom ter, quebra um galhao, fica muito fácil pra viajar, encontrar os lugares, muito útil mesmo! Só tem que cuidar para ele nao te enganar (estou usando o ConoSur). Tenha sempre um mapa impresso atualizado.

- Mala tanque: muito boa, fica tudo à mao, dinheiro, documentos, câmeras, mapas...

- Protetor de Farol: até agora só serviu para desviar o facho de luz do farol, reduzindo a iluminaçao e atrapalhando a vida de quem vem no sentido contrário. Precisa de ajustes.

- Mochilas estanques: muito práticas, e se vc souber organizar as coisas lá dentro nao vai perder tempo com arrumaçao todos os dias. Aguentam mesmo, chuva forte e tbém o atrito com as cordas que estou usando para amarrar na moto.

- Barraca e acessórios: ainda nao usei.

- Sacos estanques (pequenos e médios): chatos de usar, mas protegem bem o dinheiro, documentos, mapas, etc da umidade ( minha mala tanque nao é impermeável nos bolsos externos).

- Trava do acelerador: nao gosto, mas está sendo bastante útil.

- Mini-tripé: está instalado no guidao, ajuda muito para fotos bate-e-pronto.

- Protetor de motor: tbém é serve para esticar as pernas de vez em quando.

- Papel contact no tanque: protege bastante, na hora dos abastecimentos qdo derrama gasolina, no tira-e-poe da mala tanque para nao riscar.

Falou!

Dia 04: 22/02/09 de Casilda até Carmen de Patagones 1.142km

Trajeto: Casilda, Rufino, Tornquist, Bahia Blanca, Carmen de Patagones.

Calma, galera! Antes que alguém fale da kilometragem de hoje, nao forcei a barra, é que as estradas estavam excelentes, nao choveu, saí bem cedo e nao perdi tempo nas paradas. Aí rendeu mesmo!

A ruta 33 está boa na maior parte do trajeto, nada de policia e pouco tráfego.

A paisagem nao muda muito: planícies, alagados, pastagens, plantaçoes, mas nao achei monótono, tô curtindo bastante aquelas longas retas. Antes de Bahia Blanca aparecem umas montanhas, já tinha esquecido como era! eheheh

Aliás, alguém sabe o que tem de bom em Bahia Blanca? Devo ter pego a parte feia da cidade, aliás medonha, pedi ajuda ao GPS pra me tirar dali duma vez!

Esse GPS é psicopata, vc vai confiando, blza, daqui a pouco ele te manda por um trajeto 50km maior, se nao olhar o mapa vc se ferra. Estou com ele ligado no plug 12V da GS, quando vc para e depois engata a primeira, ele apaga! Só que nao é sempre, vc nunca sabe quando vai acontecer. Nas cidades fica complicado, é um tal de liga/desliga dos infernos, deve ser por alguma variaçao de tensao, sei lá...

Mas o importante é que já peguei a R-3, já estou na Patagônia e só isso já basta!

Peguei um hotel maldito aqui em Carmen de Patagones, medieval mesmo, esqueci o nome, estou num apto que parece uma masmorra! eheheh... Indicaçao do meu amigo GPS!

Esqueci do resto que eu ia contar... Fotos hoje nao vai ter. Amanha vou para Puerto Madryn.

Abraço a todos.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Dia 03: 21/02/09 de Tacuarembó/UY até Casilda/AR 667km

Olá!

Antes de mais nada, obrigado pela força que todos estao dando! Por falar nisso, alguém sabe como por o "til" no teclado em espanhol? eheheh...

Trajeto de hoje: Tacuarembó, Paysandu/UY, Colón/AR, Rosario del Tala, Victória, Rosario, Casilda.

Bem, hoje o dia foi agitado. Acabei acordando tarde e saí de Tacuarembó só às 08:45h. No mesmo hotel estava um pessoal de Novo Hamburgo, do Moto Milhas, estao indo para o Chile em quatro motos.

Dica: entre Tacuarembó e Paysandu/UY, Ruta 26, sao 240km sem posto de combustível! Estrada razoável, alguns buracos e defeitos na pista, muito gado pastando na beira da rodovia, mas sempre tem um pessoal cuidando.

Moto nao paga pedágio no Uruguai, pelo menos onde passei. E nem sinal da polícia caminera.

Na fronteira Uruguai/Argentina, ia passar direto para a aduana, mas resolvi entrar em Paysandu e conhecer um pouco a cidade. Valeu a pena, tem uma avenida costanera (Rio Uruguai) bonita e tranquila. Almocei um filé no restaurante PanZ, excelente! Tomei uma tal de cerveja Patrícia (um copo só, ok?), boa mas um pouco mais forte que as nossas.

Na aduana, fila de 30 minutos, pediram carta verde, RG, documento e seguro (!?) da moto, tudo ok. Logo em seguida tem que pagar pedágio ($0,70) pra passar na ponte.

Entrei na Argentina por Colón, na província de Entre Rios, famosa pela polícia caminera muy amiga. Já sabendo disso, experimentei pegar um desvio por uma estrada secundária, mas tava só lama e tive que voltar pra RN-14, sentido sul.

No primeiro posto policial, nao tinha ninguém, só a viatura. Entrei na RP-39 e fui parado numa barreira no cruzamento com a RN-12. Fiquei tranquilo porque estavam parando todo mundo. Doctos ok (mostrei a PID, mas queriam a CNH mesmo), tratado com educaçao, blza. Mais adiante, passei por outro posto policial, só me olharam e mandaram seguir.

Tudo certo, consegui fazer o mais difícil: pane seca 5 km antes de Rosario! Nao abasteci em Victória, ainda nao estava na reserva e faltavam só 60km para Rosario. Fui direto e logo em seguida acende a luz da reserva, e aí me toquei que até Rosario sao 60km de PANTANAL, sem nenhum posto (estrada excelente, mas o acostamento é na grama ou no barro!).

Até aí tudo bem, mas peguei um vento contra muito forte mesmo, e quando já estava avistando a praça de pedágio, o motor apagou. Parei na lama do acostamento, pedi ajuda a um carro, que avisou o serviço da concessionária do pedágio. Em 5 minutos trouxeram a gasolina. Calculei depois, média de 13km/litro no trecho todo, talvez 10km/litro no trecho final antes de Rosario...

Antes, como a moto continuava falhando, dei uma regulada e ela ficou mais acelerada na lenta. Vou rever meus pontos de abastecimento; hoje foi fácil, lá embaixo o bicho pega.

Até agora tratamento nota 10 na Argentina também. Esta cidade Casilda até que é bem legal, cheguei abaixo de chuva pra variar. Estou no Hotel America, $88, tranquilo.

Vou dormir!

Abraço a todos.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Já temos algumas fotos!

Dia 02: 20/02/09 de Irani/SC até Tacuarembó/UY 950km

Olá a todos.

Hoje foi pauleira. Aproveitei as estradas vazias e o tempo bom e desci o sarrafo! Foi uma boa escolha as rodovias BR-153, 285 e 158, poucos trechos em condiçoes ruins e pouco movimento. Até Santana do Livramento tem 100km de retas excelentes.

O trajeto de hoje foi Irani, Erechim, Cruz Alta, Santa Maria, Rosário do Sul, Santana do Livramento, fronteira Brasil X Uruguai, Rivera e Tacuarembó, de onde escrevo agora.

Ao entrar no Uruguai por Rivera, estranhei que nao tinha nenhuma aduana, fui seguindo viagem até que apareceu um posto aduaneiro, 10km adiante. Fui informado que deveria voltar a Rivera, pois a papelada é preenchida na "Migraciones", no centro da cidade, voltei sem problemas e tudo foi bem rápido e fácil.

Estou sendo muito bem atendido aqui no Uruguai, pelo pessoal da aduana, restaurante, hotel, sempre com educaçao e simpatia.

Estou no Hotel Tacuarembó, 550 pesos ( = R$60), o quarto é pequeno, o box tem 0,5m2, mas atende o necessário. Depois também acaba essa moleza, o que vier é lucro.

Peguei 40km de chuva torrencial depois de Rivera, parecia o fim do mundo, mas, mesmo com chuva e de noite, a estrada boa permitiu uma viagem tranquila.

A moto começou a falhar depois que eu abasteci em Santana do Livramento, chegou a apagar o motor e já pensei em sensor hall ou outra desgraça, mas pelo jeito é só a gasolina ruim mesmo.

Estou 1dia e meio adiantado no cronograma, assim sobra tempo para alguma eventualidade ou visita adicional.

Amanha entro na Argentina por Colón, vamos ver se escapo da policia caminera...

Grande abraço a todos.

Mario

Dia 01: 19/02/09 de Curitiba/PR até Irani/SC 420km

Olá a todos.

Saí de Curitiba às 16:00h, tempo bom, fui pela BR-116 até Mafra, depois pela BR-280 até Uniao da Vitória e finalmente pela BR-153 até Irani/SC.

Tudo OK até aqui, as estradas estao entre razoáveis e boas, já estao cobrando pedágio em Mafra.

Dica: em Porto Uniao/SC, café colonial em frente à fábrica da "Double W" stanheger, boa comida e tbém tem uma exposiÇao de rádios antigos, muito legal.

Em Irani fiquei no Hotel Zenaro, R$35 com café e garagem, pra quem nao precisa de frescura tá bom. Entre General Carneiro e Irani tem um trecho de 100km sem hotel.

Por hoje é só, falou!

Mario

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Data de Saída

Alterei a data de saída para 19/02, para evitar o trânsito do feriadão.

A bagagem já está toda arrumada, só faltam pequenos detalhes.

Falou!